ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
6º ano
OBJETIVO:
Construir o conceito de substantivo e
sua relação com o adjetivo.
1) Leia com muita atenção o quadro e
transcreva o que se pede.
livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome,
fada,clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor,motorista, dragão, Espanha,
rapidez,coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel
a) substantivos que dão nomes a
lugares:
b) substantivos que dão nomes a
objetos,animais ou plantas:
c) substantivos que nomeiam seres
humanos:
d) substantivos que designam
seres imaginários:
e) substantivos que nomeiam
sentimentos:
f) substantivos que dão nomes a
qualidades ou características:
g) substantivos que nomeiam sensações
físicas:
h) substantivos que designam
ações:
2) Transcreva do quadro do exercício anterior:
a) dois substantivos próprios:
b) dois substantivos comuns:
3) No que diz respeito à primeira
letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os
comuns?
4) Acrescente aos substantivos
destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário,
modifique a forma da(s) palavra(s) que você vai acrescentar. Veja o
exemplo: Ana colheu flores. (vermelho) Ana colheu flores vermelhas.
a) Maria entrou num jardim.
(florido)
b) As crianças colheram laranjas.
(saboroso /maduro)
c) Na praça havia muitas crianças.
(esperto /alegre)
5) Sublinhe os adjetivos e indique, com
uma seta, a que substantivo eles se referem.
a)O velho usava um chapéu grande.
b) As crianças caminhavam felizes pelas
ruas.
c) D. Teresa tinha umas idéias malucas.
d) O bom aluno consegue bons
resultados.
e) A garota ficou nervosa com o irmão.
f) Encontrei um pobre cãozinho
abandonado.
g) As crianças pequenas estavam
alegres.
h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e
longos.
6) Faça o que se pede
.a) Copie em seu caderno a frase em que
a palavra “doces”“ é um adjetivo
.I- As mangas doces eram colhidas pelas
crianças.
II - Naquela fazenda as crianças
comeram muitos doces.
b) Copie emseu caderno a frase em que a
palavra velho é adjetivo.
I - Um velho apareceu na rua.
II - Um homem velho apareceu na
rua.
c) Copie em seu caderno a frase em que
a palavra estranho é adjetivo.
I - As crianças chegaram a lugar
estranho.
II - Um estranho pediu-nos algumas
informações.
01. Leia com bastante atenção e observe
o que se solicita:
O APITO DO GAIOLA
Foi num dos últimos dias de dezembro,
no fim do jantar, que me deram a grande notícia: no começo de fevereiro, meu
pai iria levar-me para o colégio, em São Luís.Creio que não houve, na minha
meninice,novidade que me causasse contentamento. Senti tanta emoção, que as
mãos me esfriaram e as pernas me tremeram.E disparei, no mesmo instante, para o
cruzeiro do largo da igreja. Àquela hora, toda a minha
roda estava reunida.Não esperei chegar perto: dez metros antes, fui
despejando afoitamente a notícia:- Sabem vocês de uma coisa? Eu vou para um
colégio na cidade.Houve um silêncio profundo no grupo. Todos me olharam
surpreendidos.Contei o que tinha ouvido em casa: a conversa de meu pai
resolvendo a viagem, a conversa de minha mãe sobre o enxoval que me ia
fazer.Quando acabei de falar, estavam todos
comovidos. A cidade! Para uma criança daquele tempo, ir
para a cidade era qualquer coisa parecida com ir para o céu. A cidade, para
nós, era São Luís,a capital.(Texto extraído do livro Cazuza, Ed.)
a) Retire do texto um substantivo próprio:
b) O texto é um texto narrativo, pois
apresenta um fato acontecido. Qual?
c) Qual o tempo e o espaço da narrativa?
d) Qual o personagem principal?
e) Quem conta a história: um narrador
que participa ou só observa?
Exercício sobre substantivo 6º ano
1) Classifique os
seguintes substantivos em: próprio ou comum, concreto ou abstrato, simples
ou composto, primitivo ou derivado, em seguida aponte suas flexões,
segundo o exemplo:
lágrima: substantivo
comum, concreto, simples, primitivo; feminino, singular
amor
rapidez.
círculo:
Deus
Saudade
Chuva
símbolo:
lua
sonho
justiça
cantor
pescaria
Atlas
fuzíveis
casarão
Copinho
sineta:
tempo
manada
planeta
rei
telefones:
criancinhas
cartão-postal
2) Explique a diferença
de significado entre:
a) o capital/ a capital:
b) o grama / a grama
c) o rádio / a rádio
d) o nascente / a
nascente
3) Dê o feminino de:
menino
cantor
ator
cavaleiro
cavalheiro
mestre
pastor
czar
cônsul
avô
professor
doutor
jáponês
freguês
patrão
leitão
irmão
campeão
anão
bode
carneiro
cão
genro
carneiro
homem
padrasto
padre
pai
cavaleiro
rei
cavalheiro
cavalo
compadre
frei
genro
macho
padrinho
profeta
zangão
marido
abade
barão
conde
diácomo
diácono
duque
sacerdote
herói
maestro
poeta
rapaz
réu
4)
Os substantivos
abaixo são epicenos (nomes de animais que só possuem um gênero). Para formar
diferenciá-los, usamos as palavras macho e fêmea.
a águia
a cobra
a onça
o gavião
a baleia
a borboleta
a mosca
a pulga
a sardinha
o condor
o crocodilo
o gavião
o polvo
o rouxinol
o tatu
o tigre
5) Chamamos de
sobrecomuns os substantivos de um só gênero gramatical para designar pessoas de
ambos os sexos.
o algoz
o apóstolo
o carrasco
o cônjuge
a pessoa
a testemunha
a vítima
a criatura
a criança
o verdugo
6) Os substantivos comuns
de dois gêneros distinguem as formas femininas das masculinas através dos
artigos (o/a)
o estudante
o agente
o colega
o colegial
o cliente
o dentista
o gerente
o herege
o suicida
o jornalista
o jovem
o indígena
o artista
o compatriota
o imigrante
o selvagem
o servente
o mártir
EXERCÍCIOS sobre substantivos
1.
Dê o feminino:
a) o homem
b) o poeta
c) o moço
d) o cachorro
e) o diretor
f) o ator
g) o compadre
h) o professor
2.
Coloque (M) antes dos substantivos masculinos e (F) antes dos substantivos
femininos.
a) ( ) padrastro
b) ( ) pardal
c) ( ) ré
d) ( ) marido
e) ( ) freira
f) ( ) fêmea
g) ( ) poetisa
h) ( ) gigante
i) ( ) alfaiate
j) ( ) irmã
k) ( ) atéia
l) ( ) tigresa
m) ( ) guria
3.
Reescreva as frases passando as palavras sublinhadas para o feminino.
a) Meu afilhado foi
testemunha do caso.
b) O ator estreou
na peça.
c) O judeu chegou
cedo ao culto.
d) O cônsul atendeu o
barão.
4. Dê o feminino de:
a) ladrão
b) genro
c) barão
d) anão
e) ancião
f) príncipe
g) papa
5. Escreva 3 substantivos comuns de dois gêneros.
6. Crie frases com os seguintes substantivos comum de dois gêneros.
a) personagem
b) rival
c) democrata
7. O que é um substantivo epiceno? Exemplifique.
8. Crie frases com esses substantivos sobrecomuns.
a) o indivíduo
b) o animal
c) o monstro
d) a vítima
9. Classifique os substantivos conforme
a relação abaixo.
(1) epiceno
(2) comum de dois gêneros
(3) sobrecomum
( ) a vítima
( ) o sabiá
( ) a criança
( ) o jornalista
( ) a testemunha
( ) o dentista
( ) a criatura
( ) o doente
( ) a onça
( ) o monstro
( ) o pianista
( ) a águia
( ) a cobra
( ) o esportista
SUBSTANTIVOS COMUNS E PRÓPRIOS - SIMPLES E
DERIVADOS - CONCRETOS E ABSTRATOS
ATIVIDADES
1)- Aponte os substantivos concretos e abstratos das frases:
1)- Aponte os substantivos concretos e abstratos das frases:
a) Atualmente, os carros têm mais durabilidade.
b) Fiz a prova sem dificuldade.
c) Pedimos mais paciência aos moradores.
2)- Separe os substantivos próprios dos comuns:
Curitiba = Argentina = banana = Lucas = laranja
Ricardo = menino = doce
= cenário = alface
Carlos = Angélica = escola = Marilda = Isabel = aquário
SUBSTANTIVOS
PRÓPRIOS:
|
SUBSTANTIVOS COMUNS:
|
3)- Observe o modelo e complete com os substantivos
abstratos:
A cidade era bela.
A beleza da cidade.
ò
ò
qualidade
substantivo
abstrato
a) O mineiro é simpático. A
______________________ do mineiro.
ò
ò
qualidade
substantivo
abstrato
b) Marcelo era novidadeiro.
Marcelo contava as _________________.
ò
ò
qualidade
substantivo abstrato
c) A vida era tranquila.
A vida era uma _____________________.
ò
ò
qualidade
substantivo
abstrato
4) Numere os substantivos corretamente:
1 – substantivo concreto 2 – substantivo abstrato
( ) pedra
( ) inteligência
( ) frio
( ) cachoeira
( ) livraria
( ) constelação
( ) formiga
( ) riacho
( ) avenida
( ) preguiça
( ) lembrança
( ) calor
5) Escreva os substantivos primitivos das palavras
que se seguem:
a) vaqueiro:
b) artista:
c) dentista:
d) sapateiro:
e) corticeiro:
f) doceiro:
g) tapeceiro:
h) meninada:
i) fruteira:
j) bolada:
6) Combine as colunas de substantivos primitivos
com a de derivados:
a) fogo
( ) terrestre
b) fruta
( ) florista
c) terra
( ) pedregulho
d) dente
( ) fogaréu
e) jornal
( ) jornaleiro
f) porta
( ) fruteira
g) flor
( ) ferrugem
h) ferro
( ) vidraça
i) pedra
( ) porteiro
j) vidro
( ) dentista
7) Complete as frases:
a) Apanhei algumas laranjas e fiz uma deliciosa ____________________.
b) Vamos comprar goiabas para fazer ___________________________.
c) Meu pai faz pão. Ele é um bom __________________________.
d) Eu adoro mangas. No meu quintal tem muitas ___________________.
e) Meu tio tem um açougue. Ele é _________________________.
8) Elabore suas frases, formando substantivos
derivados a partir dos substantivos primitivos, como no exercício acima:
9) Forme substantivos derivados a partir dos
substantivos primitivos:
Exemplo: livro
livraria livreiro livrinho
livrão
a) vidro
____________________ _____________________
____________________ _____________________
b) pedra __________________
_____________________ ____________________
_____________________
c) pão
__________________
_____________________ __________________
_____________________
10) Responda:
a) Substantivo ________________________________ é aquele criado antes
dos outros.
b) Substantivo _______________________________ é aquele criado a partir de
outro.
11) Escreva os substantivos primitivos das palavras
abaixo:
a) Coqueiro:
_________________
b) Mancada:
_________________
c) Laranjada
_________________
d) Florista:
____________________
e) Carroceiro:
___________________
f) Livreiro:
____________________
g) Sapateiro:
___________________
h) Corticeiro:
_________________
12) Escreva as palavras, separando-as em colunas,
de acordo com a ficha abaixo:
SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS
|
SUBSTANTIVOS DERIVADOS
|
LAPISEIRA =
PÃO = PADEIRO = FARMÁCIA
LOJISTA = LÁPIS = LIVRARIA = FLORICULTURA
FLORES = LOJA = FARMACÊUTICO = PANIFICADORA.
LOJISTA = LÁPIS = LIVRARIA = FLORICULTURA
FLORES = LOJA = FARMACÊUTICO = PANIFICADORA.
13) Escreva embaixo das palavras, os substantivos
derivados correspondentes:
TERRA
|
LIVRO
|
PEDRA
|
FERRO
|
terreno = ferradura = livreiro = pedregulho = aterrar = livrão
ferramenta = livreto = pedreiro = território = ferrinhos
livrinho = pedrada = terraço = ferreiro
livraria = pedrisco = terrestre = ferrugem = pedrinha.
livrinho = pedrada = terraço = ferreiro
livraria = pedrisco = terrestre = ferrugem = pedrinha.
14)- Escreva as palavras, separando-as em colunas,
de acordo com as fichas:
SUBSTANTIVOS
PRIMITIVOS
|
SUBSTANTIVOS
DERIVADOS
|
CABELO =
SAPATEIRO = SAPATO = AÇOUGUEIRO
FUZILEIRO =
CAMISEIRO = CAMISA = LIVRO = HOTELEIRO
LIVREIRO =
FUZIL = CABELEIRA = RELÓGIO = AÇOUGUE
RELOJOEIRO =
HOTEL = SAPATARIA = LIVRINHO = FUZILADO
15)- Forme substantivos derivados a partir
dos substantivos primitivos:
a) Flor b)
Goiaba c)
Dente
Quero as resposta
ResponderExcluiralguem tem o gabarito
ResponderExcluir