sexta-feira, 7 de novembro de 2014

E. M. Francisco Sales Barbosa
Prof. Márcio               Português                   8º ano
Gincana Literária
Objetivo
Valorizar a literatura, despertar o gosto pela leitura, fazer nosso alunos ler com prazer e ter um contato saudável com bons textos e autores sempre foi nosso objetivo. Como forma de motivá-los para uma leitura crítica e reflexiva, promovemos a Gincana Literária. Através da releitura, dramatização, atividades de desenho, resposta de perguntas  e outras, o aluno pode expressar de modo agradável, criativo, as mensagens dos textos escolhidos. 
Regulamento simplificado
1)   Os alunos farão a inscrição de seus grupos, lerão a obra selecionada para cada sala e deverão colaborar ao máximo para que não haja incidentes durante a realização dos trabalhos.
2)   O professor contará sempre com a colaboração das pedagogas para manter a ordem e a disciplina sempre necessárias para o bom andamento dos trabalhos.
3)   A pontuação total da gincana será convertida em nota a ser lançada no diário do professor. A máxima alcançará 6 pontos.
4)   O resultado geral será comunicado na aula do dia 19, quando deverá ocorrer a premiação das equipes. Na ocasião ela será divulgada.
5)   Pede-se a todos que colaborem com a realização dos trabalhos propostos. Alunos que perturbarem estarão sujeitos a punições cabíveis.
6)   O organizadores poderão alterar as datas aqui dispostas para melhor cumprimento do que aqui se encontra disposto.
7)   Casos omissos serão resolvidos pelo professor e pedagogas.








Atividades a serem realizadas no período de 10 a 14 de novembro/2014 
Tarefas:
Cópia com qualidade total
1)   Cada equipe escolherá um aluno para participar. O professor elegerá um trecho da obra e fará um ditado do mesmo. Marcará mais pontos aquele que realizar a tarefa Com o menor número de erros ortográficos.
Pede-se silêncio e a colaboração de todos alunos a fim de que a tarefa possa ser concluída sem nenhum problema.
Realização: aula do dia 10
Valor da tarefa: 10 pontos

Confecção de história em quadrinhos
2)   A equipe deverá escolher uma parte da história para transformá-la em história em quadrinhos em folha de papel ofício. Marcará mais pontos aquela que for mais coerente e apresentar um resultado considerado mais bonito, limpo, organizado, caprichado e livre de erros ortográficos.
Divulgação da tarefa aos alunos: aula do dia 10
Devolução para julgamento: aula do dia 14
Valor: 15 pontos

Encenação de um trecho da obra
3)   Cada equipe escolherá uma parte da história lida e terá de 5 a 7 minutos para apresentá-la sob a forma de teatro. Marcará mais pontos aquela que, no entender dos  professores, for mais coerente e se apresentar melhor.
Comunicação da tarefa: aula do dia 10
Apresentação para julgamento: aula do dia 12
Valor: 30 pontos

Entrevista ao personagem
4)   Cada equipe participará de um sorteio em sala de aula para definir qual personagem da história lhe caberá representar. Haverá uma pequena encenação de uma entrevista a esse personagem (mínimo de 7 perguntas).
Marcará mais pontos aquela equipe que conseguir apresentar as perguntas e respostas mais coerentes com a situação e for mais fiel à história do livro.
Comunicação da tarefa: aula do dia 10
Apresentação para julgamento: aula do dia 17
Valor: 15 pontos

Se souber, corra e responda certo
5)   Cada equipe estudará a obra, formulará 10 perguntas e suas respectivas respostas e as entregará ao professor na aula do dia 12. A pontualidade desta entrega valerá 10 pontos.  
A seguir, o professor, em conjunto com  as pedagogas, selecionará as melhores e, na quadra da escola, organizará uma competição de perguntas e respostas.
Na quadra, cada equipe selecionará até dois competidores para responder às perguntas. Todos estarão alinhados, ouvirão a pergunta e, ao sinal da pedagoga, disputarão uma corrida para ver quem chegará primeiro ao ponto combinado e dará a resposta certa. Caso a respostas esteja errada, a equipe apenas deixará de marcar os pontos e o professor responderá a questão.
Cada resposta certa valerá 2 pontos.
O professor fará um mínimo de 10 perguntas.
Pede-se a cada equipe muita colaboração para que tudo ocorra bem e não tenhamos incidentes de nenhum tipo, inclusive algum participante machucado.
Comunicação da tarefa: aula do dia 10
Entrega das perguntas ao professor: aula do dia 12
Realização da tarefa: aula do dia 14


Betim, 07/11/2014













Cronograma da Gincana Literária

Segunda-feira 10

Comunicação de todas as tarefas, leitura e esclarecimentos.
Tarefa do ditado (10 pontos)

Quarta-feira 12
Encenação de um trecho da obra (30 pontos)
Apresentação teatral de 5 a 7 minutos para cada grupo
Entrega das 10 perguntas/respostas de cada grupo (10 pontos)

Sexta-feira 14
Realização da tarefa da corrida para responder certo. (20 pontos)
Entrega da tarefa das histórias em quadrinhos (15 pontos)

Segunda-feira 17
Entrevista ao personagem (15 pontos).

Quarta-feira 19
Divulgação dos resultados
Premiação











E. M. Francisco Sales Barbosa
Prof. Márcio               Português                   8º ano                         Turma: __________
Livro: ____________________________________________________________________________
Autor: ___________________________________________________________________________
Relação de participantes de cada equipe
































E o salário, oh!!!!!!
Que dureza ser mestre em tempos em que se fala tanto da qualidade da Educação, de sua importância, se utiliza do assunto para adornar as campanhas eleitorais nos horários mais nobres da TV,  e, paradoxalmente, se remunera tão mal aqueles que exercem essa profissão...
De onde vêm médicos, engenheiros, jornalistas, cientistas e demais profissionais de grande valor para a história de uma nação senão dos bancos escolares? Ou será que já nasceram prontos? Será que o "jeitinho brasileiro" é o grande responsável pela formação do povo? Somos um povo de tiriricas?
Será que nossos adolescentes estão cuidando bem de seu futuro?
Será que nossas políticas de educação não estão educando?
Será que, no futuro, você vai ter coragem de se submeter a um tratamento de saúde conduzido por um profissional que, no seu passado estudantil, vivia jogando bolinhas de papel em seus colegas, cabulava aulas, tirava notas baixas, só passou de ano porque foi aprovado automaticamente?


A frase acima pode ser comprovada sem muita dificuldade por qualquer um que queira fazer o teste. Tente conversar, dialogar com um aluno. Tente vencer o barulho da classe, o desinteresse deles com um assunto que, para você, tem uma importância singular. Tente...
Garanto que rapidamente você perceberá uma dessas situações ocorrendo:  o olhar dele se desviará para o celular, outra pessoa da sala vai convocar a atenção dele para um conversa totalmente fora do contexto, uma brincadeira normalmente agressiva vai surgir a qualquer momento, alguém vai pedir para beber água ou ir ao banheiro, alguém vai levantar do lugar alegando que seu material sumiu, etc...




O vídeo acima comprova o que escrevi.

Para que não digam que não falei de flores, cito Paulo Freire. Eu também não aprendi tudo que a escola me ensinou. Duvido que alguém tenha conseguido essa proeza!
A escola é uma porta para a vida...
Graças a Deus as pessoas têm plenas condições de tirar um zero nela e um dez na vida. Esta sim é nossa grande professora!
Nem todo aluno que tem conceito A na escola consegue ter esse mesmo conceito na vida.
E vamos para o campo de futebol...